GUIA DE TERMOS
Quando falamos de patologias, utilizamos alguns termos que não são comuns no nosso vocabulário do dia a dia. Por isso, criamos esta guia com o objetivo de auxiliar o leitor em seu entendimento sobre o assunto!!

CÉLULAS MESENQUIMAIS: são células capazes de se diferenciar e formar outros tipos de células, estão presentes próximas aos capilares e pequenos vasos sanguíneos .
DISRAFISMO ESPINHAL: inclui todo o grupo de defeitos derivados de alterações no desenvolvimento dos tecidos do ectoderma, mesoderma e neuroectoderma e sequelas, que podem afetar o cérebro, ossos, membros e funções dos sistemas digestório (intestinos) e urinário (bexiga). Pode acontecer tanto em meninos quanto em meninas com uma leve tendência de ser maior para o sexo feminino.
LIPOMA: é um tumor benigno que se desenvolve abaixo da pele.
MALFORMAÇÃO CONGÊNITA: todo defeito na constituição de algum órgão ou conjunto de órgãos que determine uma anomalia morfológica estrutural presente no nascimento devido à causa genética, ambiental ou mista.
REGIÃO LOMBOSSACRAL: é a porção que compreende vértebras lombares e sacrais.
SINAIS CUTÂNEOS: são acúmulos de tecidos localizados logo abaixo da pele deixando evidente sua presença, no caso da lipomielomeningocele é encontrado tecido adiposo.